segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

As Profecias sobre o messias



As Profecias sobre messias de Deus
http://blog.cancaonova.com/saopaulo/files/2007/06/samaritana.jpg







Versículos a respeito as professias acerca do messias.
veja abaixo:
Profecias messiânicas acerca de um Messias sofredor
PROFECIAS
CUMPRIMENTO
Seria a semente de uma mulher
GN 3:15 - Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
GN 4:4 - Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta;
Seria descendente de Abraão
GN 18:18 - visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?
AT 3:25 - Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus estabeleceu com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência, serão abençoadas todas as nações da terra.
Seria descendente de Isaque
GN 17:19 - Deus lhe respondeu: De fato, Sara, tua mulher, te dará um filho, e lhe chamarás Isaque; estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência.
MT 1:2 - Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos;
Seria descendente de Jacó
NM 24:17 - Vê-lo-ei, mas não agora; contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó, de Israel subirá um cetro que ferirá as têmporas de Moabe e destruirá todos os filhos de Sete.
LC 3:34 - Judá, filho de Jacó, Jacó, filho de Isaque, Isaque, filho de Abraão, este, filho de Tera, filho de Naor;
Descenderia da tribo de Judá
GN 49:10 - O cetro não se arredará de Judá,nem o bastão de entre seus pés,até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos.
LC 3:33 - Naassom, filho de Aminadabe, Aminadabe, filho de Admim, Admim, filho de Arni, Arni, filho de Esrom, este, filho de Perez, filho de Judá;
Seria o herdeiro do trodo de Davi
IS 9:7 - para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.
MT 1:1 - Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
Seu lugar de nascimento
MQ 5:2 - E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
MT 2:1 - Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.
A época de seu nascimento
DN 9:25 - Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
LC 2:1 - Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se. LC 2:2 - Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria.
Nasceria de uma virgem
IS 7:14 - Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.
MT 1:18 - Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo.
A matança dos meninos
JR 31:15 - Assim diz o SENHOR: Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável por causa deles, porque já não existem.
MT 2:16 - Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos.
A fuga para o Egito
OS 11:1 - Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho.
MT 2:14 - Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito;
Seu ministério na Galiléia
IS 9:1 - Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios. IS 9:2 - O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.
MT 4:12 - Ouvindo, porém, Jesus que João fora preso, retirou-se para a Galiléia; MT 4:16 - O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.
Como profeta
DT 18:15 - O SENHOR, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás,
JO 6:14 - Vendo, pois, os homens o sinal que Jesus fizera, disseram: Este é, verdadeiramente, o profeta que devia vir ao mundo.
Seria sarcedote com Melquisedeque
SL 110:4 - O SENHOR jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
HB 6:20 - onde Jesus, como precursor, entrou por nós, tendo-se tornado sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
O despreso por parte dos Judeus
IS 53:3 - Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.
JO 1:11 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. JO 5:43 - Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, certamente, o recebereis.
Algumas de suas características
IS 11:2 - Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.
LC 2:52 - E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens. LC 4:18 - O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,
Sua entrada triunfal
ZC 9:9 - Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.
JO 12:13 - tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel! JO 12:14 - E Jesus, tendo conseguido um jumentinho, montou-o, segundo está escrito:
Seria traido por um amigo
SL 41:9 - Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar.
MC 14:10 - E Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais sacerdotes, para lhes entregar Jesus.
Seria vendido por 30 moedas de prata
ZC 11:12 - Eu lhes disse: se vos parece bem, dai-me o meu salário; e, se não, deixai-o. Pesaram, pois, por meu salário trinta moedas de prata.
MT 26:15 - Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata. MT 27:3 - Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo:
O dinheiro seria devolvido para comprar o campo de um oleiro
ZC 11:13 - Então, o SENHOR me disse: Arroja isso ao oleiro, esse magnífico preço em que fui avaliado por eles. Tomei as trinta moedas de prata e as arrojei ao oleiro, na Casa do SENHOR.
MT 27:6 - E os principais sacerdotes, tomando as moedas, disseram: Não é lícito deitá-las no cofre das ofertas, porque é preço de sangue. MT 27:7 - E, tendo deliberado, compraram com elas o campo do oleiro, para cemitério de forasteiros.
O lugar de Judas devia ser ocupado por outro
SL 109:7 - Quando o julgarem, seja condenado; e, tida como pecado, a sua oração. SL 109:8 - Os seus dias sejam poucos, e tome outro o seu encargo.
AT 1:18 - (Ora, este homem adquiriu um campo com o preço da iniqüidade; e, precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram; AT 1:19 - e isto chegou ao conhecimento de todos os habitantes de Jerusalém, de maneira que em sua própria língua esse campo era chamado Aceldama, isto é, Campo de Sangue.) AT 1:20 - Porque está escrito no Livro dos Salmos: Fique deserta a sua morada; e não haja quem nela habite; e: Tome outro o seu encargo.
Tesstemunhas falsas o acusariam
SL 27:12 - Não me deixes à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantam falsas testemunhas e os que só respiram crueldade.
MT 26:60 - E não acharam, apesar de se terem apresentado muitas testemunhas falsas. Mas, afinal, compareceram duas, afirmando: MT 26:61 - Este disse: Posso destruir o santuário de Deus e reedificá-lo em três dias.
Permaneceria em silêncio quando acusado
IS 53:7 - Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.
MT 26:62 - E, levantando-se o sumo sacerdote, perguntou a Jesus: Nada respondes ao que estes depõem contra ti? MT 26:63 - Jesus, porém, guardou silêncio. E o sumo sacerdote lhe disse: Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.
Seria golpeado e cuspido
IS 50:6 - Ofereci as costas aos que me feriam e as faces, aos que me arrancavam os cabelos; não escondi o rosto aos que me afrontavam e me cuspiam.
MC 14:65 - Puseram-se alguns a cuspir nele, a cobrir-lhe o rosto, a dar-lhe murros e a dizer-lhe: Profetiza! E os guardas o tomaram a bofetadas.
Seria odiado sem motivo
SL 69:4 - São mais que os cabelos de minha cabeça os que, sem razão, me odeiam; são poderosos os meus destruidores, os que com falsos motivos são meus inimigos; por isso, tenho de restituir o que não furtei.
JO 15:23 - Quem me odeia odeia também a meu Pai. JO 15:24 - Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas, agora, não somente têm eles visto, mas também odiado, tanto a mim como a meu Pai. JO 15:25 - Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo.
Sofreria em substituição a nós
IS 53:4 - Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. IS 53:5 - Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
MT 8:16 - Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes; MT 8:17 - para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças.
Seria crucificado com pecadores
IS 53:12 - Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.
MT 27:38 - E foram crucificados com ele dois ladrões, um à sua direita, e outro à sua esquerda. LC 23:33 - Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda.
Suas mãos e pés seria transpassados
SL 22:16 - Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés. ZC 12:10 - E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito.
JO 20:27 - E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. JO 19:37 - E outra vez diz a Escritura: Eles verão aquele a quem traspassaram. JO 20:25 - Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei.
Seria escarnecido e insultado
SL 22:6 - Mas eu sou verme e não homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo.
MT 27:39 - Os que iam passando blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo:
Dariam a Ele fel e vinagre
SL 69:21 - Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber vinagre.
JO 19:29 - Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca.
Ouviria palavras proféticas com zombaria
SL 22:8 - Confiou no SENHOR! Livre-o ele; salve-o, pois nele tem prazer.
MT 27:43 - Confiou em Deus; pois venha livrá-lo agora, se, de fato, lhe quer bem; porque disse: Sou Filho de Deus.
Oraria por seus inimigos
SL 109:4 - Em paga do meu amor, me hostilizam; eu, porém, oro.
LC 23:34 - Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.
Seu lado seria transpassado
ZC 12:10 - E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito.
JO 19:34 - Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
Os soldados lançariam sorte sobre suas roupas
SL 22:18 - Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes.
MC 15:24 - Então, o crucificaram e repartiram entre si as vestes dele, lançando-lhes sorte, para ver o que levaria cada um.
Seus ossos não seriam quebrados
SL 34:20 - Preserva-lhe todos os ossos, nem um deles sequer será quebrado.
JO 19:33 - chegando-se, porém, a Jesus, como vissem que já estava morto, não lhe quebraram as pernas.
Seria sepultado com os ricos
IS 53:9 - Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.
MT 27:57 - Caindo a tarde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que era também discípulo de Jesus. MT 27:58 - Este foi ter com Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus. Então, Pilatos mandou que lho fosse entregue. MT 27:59 - E José, tomando o corpo, envolveu-o num pano limpo de linho MT 27:60 - e o depositou no seu túmulo novo, que fizera abrir na rocha; e, rolando uma grande pedra para a entrada do sepulcro, se retirou.
Sua ressureição
SL 16:10 - Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
MT 28:9 - E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram. LC 24:36 - Falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco! (LC 24:37-48)
Sua ascensão
SL 68:18 - Subiste às alturas, levaste cativo o cativeiro; recebeste homens por dádivas, até mesmo rebeldes, para que o SENHOR Deus habite no meio deles.
LC 24:50 - Então, os levou para Betânia e, erguendo as mãos, os abençoou. LC 24:51 - Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu. AT 1:9 - Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos.

Fonte:

A Bíblia em Bytes online - Revista Eletrônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário